Horário de atendimento: 8h às 12h | 13h às 17h

Cultura - Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2014

Valorização de Munícipe

Terezinha, através de sua participação assídua, é modelo a ser valorizado.

Valorização de Munícipe

Tereza do Rosário Freitas, filha de Maria Julia da Palma e de José Faustino de Freitas, nasceu em 24 de dezembro de 1940 na cidade de São Pedro do Turvo, no Patrimônio da Água Suja. Casou-se com Sebastião da Silva, quando se tornou Tereza do Rosário Freitas da Silva, já aqui em Ribeirão do Sul, para onde já tinha se transferido, ainda na tenra idade.

Do enlace vieram os filhos Marcília, Bernardo, Rosimeire, Flora, Jorge, Eliseu, Dimas, Noel, Marcelo, Valquíria e Antônio Francisco.

Sebastião, oriundo da cidade de Pouso Alegre, da Rua da Paia, Estado de Minas Gerais, iniciou sua vida como trabalhador rural sendo logo contratado pela Administração Municipal para exercer a função de coveiro, vindo a falecer precocemente em 10 de agosto de 1988.

Viúva e com uma grande prole para sustentar, a homenageada, na condição de pensionista, passou a cuidar das lápides de diversas famílias, de onde angariara algum recurso para complementar sua renda.

De vida social ativa, Terezinha, como sempre foi tratada na vida íntima, tem grande trânsito junto a todas as camadas e movimentos sociais, especialmente no campo político.

Por algum tempo, abriu mão de ser eleitora de Ribeirão do Sul para votar no candidato Aldo Matachana Tomé, pessoa que conviveu por vários anos nesta urbe e que disputou e foi eleito para o cargo de Prefeito da cidade de Ourinhos.

Retornando a terra, Terezinha participa ativamente das disputas eleitorais, sendo cabo eleitoral valioso.

Porém, a atividade que marca profundamente a vida da homenageada e sua participação dos atos do Legislativo Municipal.

Terezinha é presença certa nas Sessões da Câmara Municipal há muito tempo, não se omitindo sobre as questões mais variadas.

A atividade política passa por momento critico, combatida ferozmente pelos setores mais retrógrados e antipáticos à participação popular.

Valorizar os destemidos exemplos populares, que desafiam a lógica vendida por aqueles setores e que vivem e debatem a vida política da comunidade é um dos meios que se tem para resgatar a valorizar a política como meio de transformação social.

Terezinha, através de sua participação assídua, é modelo a ser valorizado.

Esta Casa Legislativa toma a liberdade de utilizar da figura popular e humilde da homenageada, tanto para através de sua pessoa, reconhecer e valorizar a participação popular quanto para conclamar mais e mais pessoas a trilharem esse edificante caminho como única forma de aproximar a máquina estatal da coletividade.

Parabéns e obrigado Tereza do Rosário de Freitas da Silva, Terezinha Preta.